Páginas

15 de set. de 2012


COMO FALEI DA BÍBLIA COM AS CRIANÇAS!

  • Prepare 01 cartaz com as figuras dos meios de comunicação (carta, telefone, celular, fax, e-mail) explique as crianças que podemos falar com as pessoas através de todos esses meios de comunicação, porém Deus fala conosco através da Bíblia, nesse momento mostre uma Bíblia para as crianças.
  • Pergunte as crianças quem aqui gosta quando as pessoas fazem as coisas somente para você? Quando alguém diz; “ Quando seu pai ou sua mãe diz: Vamos sair e nos divertir só nós dois.” É legal estar com outras crianças, mas fica especial quando é somente para você, não é mesmo?
    Agora imagine que você foi a um grande estádio e Jesus estava lá para falar a todos. Isso seria maravilhoso. Mas imagine que Ele tenha vindo em sua direção para falar apenas com você. Isso seria bem melhor não é mesmo?
    Sabiam que Jesus faz exatamente isso? Conversa somente com você? A Bíblia foi escrita especialmente para você. Quando você a pega e lê, é Jesus quem está falando apenas com você.
    Você e Jesus podem ter um encontro marcado todos os dias, basta que assim você tenha o desejo de aprender das histórias da Bíblia.

HISTÓRINHAS NA CATEQUESE!


Notei que minha turma gosta muito de histórias,então escolhi algumas para contar para eles!!

                                               DAVI E GOLIAS
Os filisteus e os israelitas estavam prontos para a guerra. Os filisteus estavam em uma colina e os israelitas em outra.
Um campeão chamado Golias apareceu do lado do acampamento dos filisteus. Ele tinha quase três metros de altura. Golias berrou para os israelitas:
"Mandem um homem e deixem nós dois lutarmos".


Os israelitas estavam com muito medo. Por 40 dias Golias apareceu, todas as manhãs e todas as tardes, repetindo o mesmo desafio.
Os três irmãos mais velhos de Davi tinham seguido Saul para a guerra. Davi era o mais novo deles e tomava conta das ovelhas de seu pai.
Um dia seu pai disse:
"Leve estes pães para seus irmãos e veja como eles estão".

Davi chegou até o acampamento e foi até a linha de frente para ver seus irmãos. Enquanto Davi conversava com eles, Golias berrou seu desafio de costume. E Davi ouviu também.

"Mandem um homem e deixem nós dois lutarmos".
Davi disse a Saul:
"Vou lutar contra o gigante".
Saul respondeu:
"Você?" - E deu risada de Davi!
Mas Davi disse a Saul:
" Deus vai me livrar das mãos deste filisteu".
Davi escolheu 5 pedras lisas no riacho. Com o cajado de pastor e a funda nas mãos, Davi se aproximou de Golias. Golias olhou para Davi e percebeu que ele ainda era um menino. Ficou ofendido e disse a Davi:
"Será que sou um cachorro, para você me atacar com paus?"

Mas Davi disse a Saul:
"Já matei um leão e um urso. Deus vai me livrar das mãos deste filisteu".

Davi respondeu: "Você vem contra mim com espada e com escudo. Mas eu vou contra você no nome do Senhor Deus Todo Poderoso!"
Davi correu na direção de Golias. Ele pegou uma das pedras e atirou no seu inimigo. A pedra acertou bem no meio da testa de Golias, e ele caiu de cara no chão. Quando os filisteus viram que o herói deles estava morto, fugiram.

Então o povo de Deus ficou muito feliz e agradecido.
Davi venceu porque confiou em Deus.- Oração com o Personagem Davi.


Atividades:
Pintura a dedo: Pintar Davi em uma folha de sulfite ou cartolina branca. 
Essa receita tirei do google:
Receita de tintaMaterial: 1 litro de água; 1 xícara de chá de farinha ou maizena; 3 colheres de sopa de vinagre; anilina ou guache (diversas cores) 

Como fazer: Misture bem a farinha e a água e leve ao fogo baixo, mexendo sempre, até conseguir um mingau uniforme, não muito grosso. Deixe esfriar e junte o vinagre. Divida a massa em vidros, tipo de maionese, e acrescente a anilina ou o guache (uma cor em cada vidro).
Conserva-se bem por aproximadamente 1 mês se mantido bem fechado.
 fiz e o resultado é ótimo!
Para usar, distribua entre as crianças pedaços de cartolina ou sulfite. Retire a tinta do pote com uma colher e deixe-as desenhar com as mãos. Coloque os trabalhos para secar à sombra em um varal feito com barbante. Assim as crianças poderão visualisar suas criações.


Daniel na Cova dos Leões
Tema: Confie no Senhor de Todo o seu coração
Texto base: Daniel 6:1-24
Versículo para memorizar: " O Senhor guardará você de todo perigo." Salmos 121:7.

A muito tempo atrás, existia um homem que se chamava Daniel. Ele vivia em uma terra distante, servindo a um rei chamado Dario em seu palácio.Daniel era fiel a Deus e orava sempre. O rei gostava muito de Daniel, mas alguns homens não gostavam. Eles queriam se livrar de Daniel. Esses homens não amavam a Deus.
Certo dia, os homens foram falar com o rei, dizendo:"_ Ó rei, mande que todo o povo faça orações somente ao senhor, ao rei Dario. Todos devem obedecer. Aquele que fizer orações a outro deus será jogado na cova dos leões.Eles tiveram essa idéia porque sabiam que Daniel amava a Deus e nunca faria orações a ninguém, senão ao Deus verdadeiro. Assim, eles se livrariam de Daniel.
O rei gostou da idéia e mandou que o povo obedecesse.Mas Daniel continuou a orar a Deus.Os homens que não gostavam dele souberam disso e avisaram o rei.Entao, o rei Dario mandou jogar Daniel na cova dos leões.Mas o rei não conseguiu dormir preocupado com Daniel. No outro dia, saiu correndo e foi procurar por ele na cova dos leões.
Ele gritou:"_ Daniel, servo do Deus Vivo! Você está bem? O seu Deus te salvou?"
Daniel respondeu:"_ Sim, o meu Deus me protegeu e fechou a boca dos leões."entao o rei mandou tirar Daniel dali e passou a acreditar em nosso grande Deus, pois viu que Ele protegeu Daniel

       ATIVIDADE.
CAÇA PALAVRAS!
ESSE DESENHO  NA JUBA  FAZER UMA COLAGEM COM   RASPAS DE LÁPIS ,FICA MAGNIFICO!




O BOM SAMARITANO


Certo homem tinha que fazer uma viagem. Ele morava em Jerusalém e devia ir a uma outra cidade, a Jericó.
Era um caminho abandonado e inseguro por onde ele tinha que passar. Lá não havia nenhuma casa, e lá não havia morador nenhum. Ao redor só havia morros e capoeiras.
Mas depois de um tempinho ... Tap tap - tap - ele escutou alguém se aproximando.
Era um homem vestido de branco. Um sacerdote que tinha feito orações no templo, um servo de Deus. Este de certo teria compaixão do pobre homem. Com certeza iria ajudá-lo.
O homem ergueu a cabeça, devagarzinho, e clamou: "Ajude-me, ajude-me!"
Mas o sacerdote fez de conta que não ouviu nada. Ele não tinha dó desse coitado. Deixou-o abandonado ali e passou depressa para o outro lado do caminho.
O homem infeliz estava outra vez sozinho, e gemia e sofria.
Mas escute!
Tap, - tap - tap ...
Outra vez alguém se aproximava. Agora vinha um levita, um empregado do sacerdote. Este também estivera no templo. Também ele era um servo de Deus. Será que este teria mais compaixão?
"Ajude-me, ajude-mel" Gritava o pobre homem.
Mas o levita também não era um bom servo de Deus. Passou tão depressa corno o sacerdote.
0 ferido estava outra vez sozinho. Sua cabeça doia horrivelmente, e seu corpo todo também. Estava ficando cada vez pior.
Ele suspirava. Ele gemia.
Ninguém tinha compaixão dele. E pensava: Agora tenho certeza que vou morrer aqui!
Mas escute, não vinha outra vez alguém?
Trap - trap - trap ... assim fazia.
Um jumento se aproximava devagarzinho.
E havia um homem montado no jumento. Será que este iria acudir o ferido?
Não, ele certamente não ajudaria. Pois era um samaritano, um homem de um país estranho. Era um inimigo. Este iria zombar e dizer: "Ah, você está deitado aí? Bem feito."
0 pobre homem à beira do caminho fechou os olhos e ficou bem quieto, para que o samaritano não o visse.
Mas escute, o jumento parou. Ouviram-se passos. E alguém falou: "Oh, pobre coitado, que lhe fizeram? Você não pode andar mais? Espere, eu lhe ajudarei I"
Então o samaritano ajoelhou-se ao lado do homem, lavou o sangue e atou um pano na cabeça dolorida. Depois levantou o ferido com muito cuidado e sentou-o no jumento, e ele mesmo foi andando ao lado, para cuidar que o homem não caísse.
Ele nem se lembrava de que esse homem era seu inimigo. Isso não lhe importava. Ele amava seu inimigo. E tinha compaixão dele. Ele era um bom samaritano.
Assim seguiram devagarzinho pelo caminho, até chegarem a um albergue. Isso era uma casa grande, na qual se podia dormir, quando se estava em viagem. Mas devia-se dar dinheiro para isso.
O samaritano carregou o homem para dentro da casa, deitou-o numa cama e cuidou bem dele. E quando ele teve que seguir viagem, na manhã seguinte, chamou o dono do albergue, deu-lhe dinheiro e disse: "Isto é para você, mas você deverá cuidar bem desse pobre homem. Não o mande embora antes de estar bem curado outra vez. E se for preciso pagar mais, dar-lhe-ei o dinheiro quando voltar."
Também esta história o Senhor Jesus mesmo contou.
E quando o Senhor Jesus acabou de contá-la, Ele ainda perguntou: "Quem dos três fez o que Deus queria? O sacerdote, o levita ou o samaritano?"
Não era difícil responder esta pergunta. As pessoas souberam respondê-la com facilidade. E o Senhor Jesus disse: Então, vocês devem fazer assim também.

Oração final: Senhor, nos ajude a ser como o bom samaritano e ajudar aqueles que precisam de nossa ajuda. Amém!

Sugestão de atividades:

1. Você pode recontar a estória com as crianças fazendo um teatro.
2. Há também uma atividade para as crianças maiores, que pode ser utilizada.
3. Você pode fazer dobraduras conforme segue-se.


O Bom Samaritano

O que aconteceu com o homem durante a sua viagem?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Após o incidente, três pessoas passaram perto do viajante. Você se lembra quem eram?
A._____________________________________________________________
B._____________________________________________________________
C._____________________________________________________________

Qual dessas três pessoas ajudou ao viajante?
_______________________________________________________________

O que ele fez para ajudar o viajante?
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Qual dos três homens agiu de acordo com a vontade e os ensinamentos de Deus?









13 de set. de 2012

MAIS UM SONHO REALIZADO!!! :)

ESTOU MUITO FELIZ POIS EU TINHA UM PROJETO QUE É MEIO QUE UM SONHO,QUE ERA DE ALFABETIZAR AS MÃES DE NOSSA COMUNIDADE E DE NOSSA CATEQUESE,MAS SOZINHA FICAVA MEIO QUE COMPLICADO E COM AJUDA DE FRANCISCO SOUSA MEU AMIGO CATEQUISTA ESSE SONHO ESTA AQUI REALIZADO!!!!
:)
ESSA É MINHA TURMA SÃO AO TODO 7 ALUNAS ,MAS JÁ É UM COMEÇO SEI QUE AS PESSOAS AOS PPOUCOS VÃO PERDER A TIMIDEZ,ENTENDO PORQUE NUNCA ACONTECEU UM PROJETO ASSIM!!
:) ESTOU RINDO A TOA!!!  :)


  :)

:)

:)

:)

:)

;)

:)

:)

:)

:)

:)

:)

:)

:)

:)

:)

:)

:)

:)

:)

:)


:)


:)









ESSA LINDA MENSAGEM  ENCONTREI NO BLOG CATEQUESE COM CRIANÇAS DE MEU AMIGO JONATHAN E QUERIA COMPARTILHAR COM MEUS AMIGO!!!

10 de set. de 2012

ESPELHO,ESPELHO MEU!!

MATERIAL NECESSÁRIO: CAIXA DE SAPATO DECORADA,ESPELHO PEQUENO.
FALE SOBRE O RESPEITO A SE PRÓPRIO,SÓ RESPEITANDO A SE PRÓPRIO SE RESPEITA O PRÓXIMO!!
COLOQUE O ESPELHO COLADO DENTRO DA CAIXA, PASSE A CAIXA ENTRE OS CATEQUISANDOS PEDINDO PARA CADA UM FALAR O QUE VER AO ABRIR A CAIXA:UMA QUALIDADE E UM POSSIVEL DEFEITO,SEM REVELAR QUEM ESTÃO VENDO NA CAIXA.
O CATEQUISTA ANOTA OS NOMES COM QUALIDADES E DEFEITOS.
DEPOIS DE FEITA A DINÂMICA CONVERSAR SOBRE O QUE CADA QUAL ACHA DA OPINIÃO DO OUTRO TENTANDO PASSAR MAIS QUALIDADES.

TER UM AMIGO NA VIDA É TÃO BOM TER AMIGOS....

TRABALHAMOS A AMIZADE ENTÃO USAMOS UMA DINÂMICA SUPER LEGAL QUE CRIEI:
PRIMEIRO FIZEMOS A LEITURA DE UM TEXTO,E TROCAMOS O NOME DOS PERSONAGENS PELO DAS CRIANÇAS,FICOU ASSIM:
Atenção crianças de toda catequese sou Ruan e quero te contar uma novidade:
---Sabe Samuel é que tenho apenas 8 anos e estou aprendendo a crescer na amizade com Jesus,com minha familia,com meus coleguinhas catequese:Mirela,Valesca,Bianca,Aninha,
Monalisa,Sande,Gustavo.Ah não poderia deixar de falar do Taison.
Todos gostamos de ter amigos,mas sabemos que não é fácil encontrá-los.A amizade é uma conquista ,ela vai acendendo-lhe o ombro para chorar;perdoando o colega que me chateou ,ajudando os meus professores,sendo estudioso e respeitoso;sendo obediente com meus pais;falando a verdade,não mentindo,mostrando educação nas horas exigidas;na missa,no culto,nas refeições,nas repartições.
Fazendo assim,vou ganhando simpatia das pessoas que são meus irmãos em Jesus Cristo e a vida vai ficando cheia de boas amizades.
É só pensar mais no outro do que em você mesmo.Você cresce com você.Não é bonita esta aprendizagem?Basta acreditar,ser sincero e confiar.
Foi o que aconteceu comigo Ruan e o meu amigo Taison.Só porque um dia,ele derramou o meu lanche e jogou a mochila no chão,a partir daí eu não mais saber de conversa com ele.Sabe ,como isso mudou e eu cresci na amizade?
Quando contei para o vovô ele me disse-me,que Jesus de Nazaré quer que perdoemos de todo coração.
Ao terminar de dizer-me isso,sai e fui conversar um pouquinho com Jesus.Ele me deu coragem para ir ao encontro com Taison e expressar o meu arrependimento.
Foi aquele bate-papo!Parecíamos duas pessoas adultas que se entendem.Nos perdoamos,abraçamos,choramos juntos.Descobrimos que não vale apena fica mal com os outros.
Assim,eu cresci e quero crescer a cada dia na amizade,tendo muitos amigos do meu lado.
Ah!Ainda não terminei.Eu e Taison compomos uma musica para vocês.Cante com a turma.
Amizade não se compra,amizade não se vendem,se conquista a cada dia.Sua vida,um presente que se doa
Ei,coleguinhas experimentem crescer na amizade e vocês serão felizes!!


Então depois da leitura dei a eles bandejas de isopor e guache e pedi que eles desenhassem o significado de amizade,ao termino da bagunça organizada,falei que o legal agora era olhar pro seu amigo do lado e trocar o desenho,presentear o outro ,eles adoraram,foi muito bom ver uma turma que quando começamos tinha problemas de compartilhamento,compartilhar agora!!!

PRÉ JOVENS E O ESPELHO

TIA CASSINHA COMO SEMPRE ARREBENTA NA DINÂMICA



TIA NETE  A AMIGA DE TODOS!!






TRABALHANDO A AMIZADE!!

CATEQUISTA FRANCISCO LENDO UM TEXTO ONDE FALA SOBRE A AMIZADE,UMA COISA QUE FAZEMOS É LER OS TEXTOS TROCANDO OS NOMES DOS PERSONAGENS PELO DE NOSSOS CATEQUISANDOS ,ELES ADORAM!!

QUANTA CONCENTRAÇÃO!!








DEPOIS DA LEITURA E DEUMA CONVERSA COM ELES,FIZEMOS A DINÂMICA DA BANDEJA DE ISOPOR!!



Total de visualizações de página