Páginas

16 de jan. de 2013

Desenvolvimento juvenil


Durante a adolescência, o ser humano passa por um dos períodos mais intensos de descobertas, curiosidades e desejos. Os hormônios entram em ebulição e os conflitos internos aumentam, transformações que acabam por afetar a relação com o outro, com o mundo e com o próprio corpo. Entender esse momento é o primeiro passo para que pais e professores não se sintam perdidos ou impotentes. Nesta série especial, sete reportagens esclarecem questões do comportamento do jovem. A minha opinião é essa como mãe e catequista!


A busca da identidade na adolescência
É na puberdade que o jovem reconstrói seu universo interno e cria relações com o mundo externo. Nesse momento a importancia de uma orientação de um adulto é muito importante,de experiência própria eles adolescentes de classe baixa  confiam mais em pessoas que não tem contato familiar.Por esse motivo criamos os Amigos de Cristo!!

A importância do grupo para os jovens
Fundamental para o exercício de papéis sociais, o grupo ganha espaço na adolescência. Possibilidades e riscos são as marcas desse momento. 

O pensamento abstrato na adolescência
A conquista do pensamento abstrato muda a maneira de ver o mundo. Rebeldia e desejo de transformar e projetar o futuro são as novidades. Dinâmicas funcionam bem!

Adolescentes com os hormônios à flor da pele
Mudanças físicas e psíquicas repassam a construção da sexualidade na juventude. Compreensão e diálogo são fundamentais durante esse processo.Muito diálogo!

O perigoso flerte com as drogas na adolescência
Na fase em que a curiosidade aproxima o jovem das drogas, o diálogo franco é o melhor caminho para que ele entenda por que dizer "não". Mostrar de maneira segura o quanto a vida é valiosa,mostrar a realidade das drogas!

Por que os jovens estão tão violentos?
A agressividade faz parte da adolescência, mas os casos de violência entre os jovens aumentaram e tornaram-se mais graves nos últimos dez anos. Entender o fenômeno é o primeiro passo para preveni-lo.
A violência na tv,jogos... Atiça os jovens,por isso fazer jogos em grupo e mostrar que existem coisas a mais que um video game e uma tv é importante!

Os jovens e a tecnologia
Para os adolescentes, o mundo virtual é um espaço de expressão e descoberta. Mas é preciso orientá-los a reconhecer e a evitar os riscos da internet.
Por fim confiança é tudo!!
se der por inteiro a um jovem e você verá um adulto de bem no futuro!!

1 comentários:

deixe aqui seu recadinho!!!!

Total de visualizações de página